A União de Freguesias ocupa uma área total de 27,17 Km2 (11,80 Km2 pertencente à localidade de Poiares e os restantes 15,37 Km2 a Canelas) e é habitada por 1192 residentes, de acordo com os últimos Censos de 2021, dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística. Segundo o INE, é possível ainda concluir que existem 486 famílias, 920 alojamentos e 909 edifícios.
A aldeia de Poiares está situada na parte mais elevada de um planalto acidentado a cerca de 600 metros de altitude. Para além desta povoação a freguesia possui, ainda, a povoação de Vila Seca e Seara. De Poiares pode avistar-se a Serra do Marão (Oeste), a Serra do Alvão (Noroeste), a Serra das Meadas, Nª Senhora dos Remédios, em Lamego (Sudoeste), Serra de S. Domingos (Sul) e S. Leonardo de Galafura (Este).
Na aldeia, uma parte significativa da população ainda centra as suas atividades económicas no sector primário, designadamente na agricultura, com o cultivo da vinha e do azeite. O sector secundário encontra-se representado por pequenas indústrias associadas à construção civil, a adegas, ao comércio, à hotelaria e serralharia.
Das coletividades presentes na aldeia destacam-se a Banda Juvenil Salesiana de Poiares, o Centro Social e Paroquial D. Manuel Vieira de Matos, a Associação 2000.
O Largo da Feira é um lugar icónico da freguesia de Poiares, pois é neste local onde se realizam as festas e romarias. O seu Orago é S. Miguel, no entanto, também se comemoram Nª Senhora da Graça, no 1º domingo de agosto, e Stª Bárbara na 1ª terça-feira de mesmo mês. Em Vila Seca, a Padroeira da aldeia é Stª Maria Madalena, cuja festa se comemora também na 1ª segunda-feira de agosto. Seara tem como padroeira Stª Luzia, que se celebra a 13 de Dezembro.
Canelas é uma Aldeia do interior de Trás-os-Montes bem no coração da região Duriense, riquíssima na sua História, em heróis e notáveis, e com um vasto património cultural, paisagístico e arqueológico, destacando-se a Igreja Matriz, a Capela do Divino Espírito Santo, o Solar dos Silveiras, o Hospital Seixas Penetra, que se encontra atualmente em ruínas, alguns cruzeiros e diversos solares brasonados. Também de grande interesse é o lugar do Monte Raso, o Alto da Curvaceira, recentemente batizado como Miradouro da Formiga, onde se avista no seu horizonte a cidade de Peso da Régua, e a Estação Arqueológica do Alto da Fonte do Milho.
A população local dedica-se, a nível económico, essencialmente a atividades do setor primário, como é o caso da agricultura, da vitivinicultura e da olivicultura.
As adegas, a serralharia, a construção civil e o comércio são atividades que têm vindo a evoluir, complementando a economia local.
Com o intuito de manter vivas as tradições deste povo, a arte artesanal das rendas e bordados tem vindo a passar de geração em geração.
Nossa Senhora das Candeias é o orago da freguesia. As festividades em honra da sua padroeira realizam-se a 2 de fevereiro e 15 de agosto.
© 2024 União das Freguesias de Poiares e Canelas. Todos os direitos reservados | Termos e Condições